9 habilidades de poker que te ajudarão a empreender com sucesso

O que um jogo de Poker tem a ver com empreendedorismo? Tudo! Assim como o jogador de poker precisa tomar decisões acertadas no feltro, o mesmo vale para os negócios!

Home » 9 habilidades de poker que te ajudarão a empreender com sucesso

É muito provável que você nunca tenha parado para pensar como algumas habilidades de poker podem te ajudar em sua vida profissional. É uma pena, porque muitas das habilidades necessárias para ser um jogador de poker bem-sucedido se traduzem muito bem no mundo dos negócios. Como será demonstrado neste post, para ser um empreendedor de sucesso em um ambiente de negócios você irá precisar de muitas habilidades iguais às necessárias para ganhar na mesa de poker. 

Abaixo estão 9 habilidades de poker que podem ajudar qualquer empreendedor a ter sucesso. Se você é um jogador de poker experiente, deve reconhecer os paralelos aqui. Ficou interessado em saber mais? Então, acompanhe comigo agora mesmo!

#1 Controle de fluxo de caixa

O Poker é um jogo que mexe com as nossas emoções e no começo muitas pessoas simplesmente não pensam na quantia que estão dispostas a gastar. Também é comum ver pessoas investindo quantias muito pequenas para os valores de buy-ins que elas desejam jogar. Com isso, após um período de vacas magras, o jogador pode “quebrar”. 

Entre as principais habilidades de poker que você pode pensar, a primeira delas é gerir bem a sua banca. É comum que jogadores profissionais recomendem que não se aposte mais de 1% de seu bankroll em um torneio de Poker. No caso, o seu bankroll não é o total de dinheiro que você possui, mas sim uma quantia que você decidiu que pode investir naquilo. A ideia é que se você manter apenas 1% em jogo em cada torneio, você anula o poder da variância e poderá sobreviver no poker por muito mais tempo. 

Da mesma forma, um empreendedor também deve saber administrar bem o seu caixa para não enfrentar eventualmente uma falência. Se você não tiver capital de giro, pode se ver em situações bem complicadas. É essencial que o empreendedor e o jogador de Poker desenvolvam a consciência perante o dinheiro e como ele pode ser usado para trazer ainda mais resultados.

sequência alta de poker

#2 Arrisque apenas o que você pode perder

Uma grande parte da estabilidade no longo prazo no poker é um rigoroso sistema financeiro chamado gerenciamento de bankroll. É comum que os jogadores de poker reservem uma quantia especial de dinheiro que é usada apenas para o jogo. Assim, o primeiro passo para quem quer ser um poker PRO é juntar uma banca para sobreviver às sessões perdedoras. 

Nos negócios, você enfrentará situações similares. Se você deseja iniciar, expandir seus negócios ou fazer investimentos, precisa de algum capital. Se algo custa muito dinheiro, concentre-se em projetos menores. É importante separar seu dinheiro comercial senão no fim do dia é capaz de você operar no prejuízo causando danos ao seu patrimônio pessoal. 

#3 Gerenciamento de danos

Gerenciar seus estragos é uma grande parte do seu sucesso tanto para os negócios quanto para o poker. Nos feltros, os jogadores precisam gerenciar seus danos ao longo do jogo. Eles precisam decidir quando apostar e quando pagar. Eles precisam decidir quando desistir e quando continuar jogando. Essa é uma das mais importantes habilidades de poker. 

Os líderes de equipe estão na mesma posição. Nem todas as apostas tomadas como líder de equipe serão recompensadas. Líderes eficazes precisam aprender a gerenciar seus riscos adequadamente. Eles também precisam estar dispostos a perder alguns para ganhar outros. Por exemplo, pode ser necessário fornecer aos membros da equipe algum benefício desejado por eles, a fim de melhorar a produtividade posteriormente.

#4 Tomada de decisão

Tantos nos feltros quanto no mundo do empreendedorismo, você irá se deparar com muitas lutas inglórias, muitas dificuldades e, várias vezes, irá falhar. Não tem como mudar isso.

Porém, é importante saber reconhecer algo errado e evitar ficar remoendo o passado para não tiltar. Se você não aceitar que errou e mudar o caminho, você irá insistir novamente no erro e isso não vai adiantar nada. 

Portanto saiba que quando você tomar a decisão utilizando os dados que você tem disponível você não poderá voltar atrás. Caso ela seja uma decisão ruim, aceite o mais rápido possível e se volte novamente para o caminho do sucesso. 

mão de poker e fichas

#5 Resiliência

Nada na vida vem fácil. No caso do poker, será necessário aprender cada jogada do Poker para vencer no game. 

No começo, você sentirá muitas dificuldades para bater o field. A vontade de desistir muitas vezes aparece. Contudo, você nunca poderá deixar a peteca cair e a resiliência será muito importante para você ser um vencedor no longo prazo. 

É comum que mesmo em campeonatos nos quais se consagre campeão, o jogador enfrentará oponentes tão capacitados quanto ele ou até mesmo melhores. Saber ultrapassar esses obstáculos é uma das principais habilidades de poker. 

Como empreendedor, da mesma forma, você nem sempre estará nadando em um oceano azul. Muitas vezes, você irá enfrentar o oceano vermelho cheio de concorrentes poderosos e muito hábeis. Você estará nadando, de fato, com outros tubarões e precisará se aperfeiçoar usando boas estratégias de marketing e vendas para ter sucesso. 

Apenas quem de dedica e possui resiliência, conseguirá superar os obstáculos que aparecem no meio do caminho para vencer o maior número de vezes os seus concorrentes e minimizar as perdas. 

#6 Você precisa tomar decisões a longo prazo

Esse para mim é um dos pontos-chave em todas as questões da vida.

Quando perdi peso, por exemplo, resolvi que faria isso ao longo de 2 anos. E consegui. 

Quando resolvi criar meus blogs na internet, resolvi que os criaria aos poucos sem perseguir metas irreais ou que me desgastariam imensamente e muito provavelmente não traria o resultado prometido.

Nos feltros, você irá se deparar com decisões que só fazem sentido no longo prazo. Digamos que você tenha 70% de chances de ganhar uma mão… mesmo assim é possível que você perca ela 10 vezes seguidas. Isso não está no seu controle. Entretanto, caso você resolva pensar no longo prazo, após 1000 mãos, se você observar as estatísticas, muito provavelmente chegará a algo próximo de 70% caso você sempre tome a decisão correta. 

Assim como no processo de perder peso, quanto no poker, ao empreender você deverá pensar nas decisões de longo prazo. Uma decisão baseada em curto prazo poderá colocar tudo a perder. Para ter um negócio de sucesso, você vai ter que ter isso sempre em mente, já que essa não é apenas uma das habilidades de poker, mas para toda a sua vida!

par de Ás poker

#7 Você não possui todas as informações

Existem muitos momentos em que você terá que testar as suas habilidades de poker. 

Principalmente naqueles em que você tem que tomar uma decisão sem possuir todas as informações necessárias. As teorias dos jogos de John Nash começa a passar pela sua cabeça. Como tomar as melhores decisões sem todas as informações? Qual é a melhor alternativa para você, considerando as melhores alternativas para os outros jogadores?

Muitas vezes, você vai tomar decisões sem o conhecimento exato da situação em que se encontra e baseado em premissas que podem lhe ajudar a tomar a melhor decisão.

Como empreendedor você irá perceber que informação é essencial. Muitas das suas decisões são tomadas com as informações que você tem, mas tal qual o poker, nem sempre as informações estão completas. 

Vou dar um exemplo bem autoral. Quando decidi criar meu blog e empreender online precisei de muita perseverança. Demorou quase 1 ano para eu começar a ter retorno financeiro com ele.

Meu foco e vontade de vencer me ajudam a ter visão de longo prazo, e isso tem me ajudado a empreender com sucesso! Tenho certeza que ainda serei uma referência para mostrar para as pessoas como jogar poker online

Obviamente, me faltam muitas coisas… muitas informações e até mesmo muitos conhecimentos de marketing digital e até mesmo de poker (afinal, sou apenas um jogador recreativo). As informações nunca serão completas, mas você deve reunir o máximo possível delas para fazer a melhor escolha. 

Você nunca terá 100% dos dados, mas estar sempre se atualizando para tomar decisões da maneira mais coerente possível dará muito resultado ao longo do tempo. 

#8 Lidando com a pressão

Se há algo que até mesmo os jogadores recreativos de poker sabem é que a pressão é constante. Se você não consegue lidar bem com esse sentimento, você irá falhar rapidamente. 

Quando falamos de empreendedorismo, você irá enfrentar o mesmo problema: pressão das pessoas, de recursos financeiros, de prazos, de qualidade do seu próprio produto. Um verdadeiro líder empreendedor tem que tirar isso de letra. Melhor ainda se ele gostar desse sentimento. 

#9 O acaso faz parte da vida 

poker fichas

Tanto na sua vida quanto no poker não é difícil lembrar-se de situações que a vitória estava quase certa, mas mesmo assim você acabou não conseguindo atingir o seu objetivo e ficou decepcionado. 

Seja isso uma prova que você estudou muito, mas tudo o que caiu era sobre algum único conteúdo que você não tinha coberto ou sobre uma mão que tinha 80% de chance de vencer. 

Pense bem… no caso do poker, o outro também joga. E se há 20% de chances de ele ganhar, isso significa que mesmo com uma vantagem imensa, você vai enfrentar derrotas constantes com essa mão, mesmo sendo o franco favorito. No longo prazo, a estatística estará ao seu favor, mas no curto prazo você enfrentará algumas montanhas russas (variância).

Lembre-se, seu sucesso vai chegar se você tomar decisões coerentes com frequência, tanto nos feltros quanto na sua trajetória de empreendedorismo. 

No curto prazo, você enfrentará situações não previstas… nem tudo está sob controle. Mas lembre-se, não é porque a sua estratégia deu errado no curto prazo que seu plano de longo prazo não funciona. 

Se você possui informações concretas e decisões baseadas nela, lembre-se do seu objetivo e trabalhe por ele 24 horas por dia. O acaso faz parte da vida e não é apenas um percalço que deve te tirar do seu objetivo. 

Rafael H.Entusiasta do esporte desde 2007, Rafael criou o Shark Poker Reviews para auxiliar a todos que estão procurando o melhor espaço para que está aprendendo a jogar Poker online. Jornalista, Rafael também gosta de se dedicar ao marketing digital e resolveu unir essas duas paixões em seu blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novos Sites
4,8 rating
Bônus de 100% em depósito inicial de até R$600, em Esportes
5,0 rating
Bônus de 100% em depósito inicial de até R$500, em Esportes
KTO
4,3 rating
Bônus de Boas-Vindas de R$7100 em Cassino
4,8 rating
Ganhe 100% de bônus em seu primeiro depósito de até R$777 em Esportes
4,3 rating
Bônus e Promoções relâmpago, como 100% de bônus instantâneo